23º COLE - Congresso de Leitura
Os conhecimentos vagueiam mundo e baixam nos corpos para avivar os seres (Luis Rufino)
O COLE Rua aposta que a leitura acontece em múltiplos lugares, com diferentes potências que ativam forças que embaralham partilhas nas ruas, dos muros nas encruzas. Em um semáforo, a mendicância e a poesia, a artista e o desempregado invocam afetos decoloniais que fortalecem o comum em suas diferenças e clamam por justiça, por fraternidade, pela dignidade da vida e do que é vivo.
Nesses tempos de pandemia, de isolamento social, de guerras e de ameaças à democracia, o 23º COLE propõe que desçamos dos carros, pousemos os drones e guardemos os mapas. Vamos caminhar pela RUA e deixar que ela se imponha, e com sua autoridade seremos conduzidos pela natureza dramática em suas diferenças.
Na Rua procede o mundo que precede a leitura da palavra. A Rua é um mundo que não se acaba, é barricada, esperança e medo. A rua é risco, perigo de vida, perigo da vida. É passeata, poesia e teatro. É dança, maracatu e carnaval, é bêbada e equilibrista. A rua é triste, nem moço bonito e moça bonita; tem sangue, tem pedra e beijo no asfalto. É bicicleta ao meio-fio e pé descalço de terra. A Rua tem coturno, mas tem chinelo. Ocupemos a rua para lutar pela vida, pela paz e respeito à despedida. Rua que corre, que escorre, que derrama em si mesma e se acaba, que começa de novo em outra vida.
O 23º COLE, O COLE Rua pede ajuda aos professores, aos artistas e aos movimentos sociais para pensar, e sermos pensados, pelas potências, pelos pesos, pelos perigos e pelos afetos que as Ruas nos impõem. Estejamos expostos ao seu comando, às suas leituras. O 23º COLE, o COLE Rua convida também professores e professores, bibliotecários e bibliotecárias, alunos e alunos de graduação e de pós-graduação, profissionais da educação básica, educadores sociais, coletivos e movimentos educadores para se juntarem nós, apresentando seus trabalhos, seus feitos, seus pensamentos que atravessam as calçadas, que criam pontes e cavam túneis, para entrar, mas também e para sair das ruas.
Comissão Organizadora
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Marcus Pereira Novaes
Antonio Carlos Rodrigues Amorim
Claudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Marcelo Vicentin
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Alda Regina Tognini Romaguera
Rosana Baptistella
Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
Luis Gustavo Guimarães